Comunicação Interna

IA vertical no contact center: soluções integradas para as empresas

19 de fevereiro de 2020

A inteligência artificial causa um grande impacto nas empresas. Ela é responsável por possibilitar uma maior produtividade e eficiência nos processos, integrando setores e reduzindo erros. Um dos seus maiores feitos no contact center é justamente a integração e a personalização causada por um tipo de IA: a inteligência artificial vertical.  

A IA vertical é um sistema que permeia desde a interface do usuário até a análise de dados, integrando todos os seus processos. Isso permite que os bots do atendimento inteligente possam responder de maneira mais natural e humana, de acordo com o segmento específico da sua empresa. Ou seja: na integração com a inteligência artificial vertical vemos uma especialização no atendimento que auxilia na resolução de problemas mais complexos e característicos do seu negócio. 

Diferentemente da IA horizontal, que não se aprofunda nas necessidades de cada empresa – atuando apenas na integração com terceiros e, superficialmente, nos processos genéricos – a IA horizontal consegue compreender o core da sua empresa e entregar um atendimento mais robusto, que encanta o seu cliente.  

Confira alguma das vantagens de obter um chatbot integrado a esse tipo de inteligência de dados: 

Tecnologia especializada no atendimento 

Para construir um sistema de IA vertical é preciso do envolvimento de uma equipe multidisciplinar, que compreenda desde o relacionamento com o cliente até as particularidades mais técnicas de um chatbot com inteligência artificial. São muitos os desafios dessa equipe, mas uma coisa é certa: não existe espaço para erro.  

A integração entre o time de atendimento e o time tecnológico permite a construção de uma solução integrada em todos os aspectos, valorizando sempre a experiência do cliente e facilitando o trabalho dos gerentes de contact center. O resultado desse esforço multidisciplinar são robôs de atendimento cada vez mais especializados, inteligentes e naturais, que conseguem oferecer uma experiência virtual ainda mais humana. 

Automação de processos repetitivos 

A equipe do seu contact center certamente foi muito bem treinada. Mas algumas falhas são inerentes ao atendimento humano. Nesse ponto, a IA vertical também pode ser bastante útil: ela é responsável pela automação de processos repetitivos. Devido ao seu caráter integrador, construído por uma equipe multidisciplinar, essa IA consegue executar tarefas que exigem muito tempo e dedicação do time de atendimento. Isso garante maior eficiência e deslocamento de esforços para a parte mais estratégica e menos mecânica do setor. 

Apesar dessas vantagens, existe um fator determinante para o sucesso dessa integração vertical: a composição de um time especializado e disposto para entrar de cabeça na transformação digital. Para isso, busque as pessoas essenciais para esse processo na sua empresa e entre em contato conosco. Você tem o material humano e nós temos a tecnologia que vai levar seu contact center a outro nível. Conte conosco nessa transformação. 

Leave a Reply