Atendimento ao ClienteCloud ComputingCloud Computing

Os benefícios da nuvem para as operações de atendimento

26 de julho de 2019

A computação na nuvem – ou cloud computing – se apresenta não só como uma ferramenta de armazenamento de dados, mas como um fator importante para a integração das operações de uma empresa. Estar “na nuvem” significa não estar restrito a um espaço físico, descentralizando, permitindo, portanto, a construção de novos processos e até serviços de forma colaborativa. Esses fatores são importantes pois facilitam a inserção da empresa na transformação digital e possibilitam a integração das informações para um atendimento ao cliente mais eficaz.

No Brasil, essa transformação já acontece a passos largos, com grandes investimentos. Segundo estudos recentes da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com o International Data Corporation (IDC), o Brasil está entre os 10 países que mais investe em ferramentas de TI. Mas todo esse investimento tem um motivo relevante por trás: a pressão dos departamentos de tecnologia em reduzir riscos e recursos operacionais. Nesse caso, quando falamos em cloud computing, essas são duas das vantagens importantes de se ter a computação em nuvem na sua empresa.

Outras vantagens podem ser elencadas:

Baixo custo: afinal, quando se disponibiliza as informações em nuvem, não é mais necessário investir em grandes servidores físicos que são caros e necessitam de grandes espaços ociosos. 

Acesso móvel: é possível acessar as informações de qualquer lugar do mundo, gerando autonomia e flexibilidade para a equipe.

Ilimitado: a capacidade de armazenamento em nuvem é ilimitada, por isso, não é necessário se preocupar com “o servidor está ficando cheio”. Além disso, esse armazenamento ilimitado também permite que mais informações sobre o cliente sejam retidas e organizadas em um só lugar, facilitando, assim, a organização das informações.

Segurança: independentemente de uma máquina apresentar problemas em seu servidor, seja por vírus ou problemas técnicos, isso não afetará os arquivos em nuvem, pois estes estão armazenados em servidores distantes e preservados.

É através da computação em nuvem que a sua empresa se insere, ainda mais, na transformação digital: uma mudança necessária para o sucesso dos negócios. É também com o cloud computing que sua operação de atendimento se torna mais completa e integrada, pois ao contar com plataformas de atendimento baseadas na nuvem, além dos benefícios acima descritos, é possível contar com escalabilidade, flexibilidade e garantia de 99.9% de disponibilidade, características imprescindíveis para a saúde de uma operação.

 

Ref: http://www.abessoftware.com.br/dados-do-setor/estudo-2019–dados-2018