Atendimento ao Cliente

Atendimento automatizado e sua importância no varejo 4.0

24 de abril de 2020

Sub: Atendimento ao cliente: como garantir esse serviço na nova era do varejo? 

A nova fase do varejo, conhecida como varejo 4.0, traz algumas modificações para a maneira como os consumidores realizam suas compras e se relacionam com as marcas. Em um mundo cada vez mais conectado, que prioriza os meios digitais, as empresas ganham destaque não só pelo preço, mas sim pela sua responsabilidade social e pela sua importância junto ao consumidor. Isso acontece porque o cliente se tornou mais criterioso, valorizando o relacionamento com as marcas. 

Nesse sentido, podemos inclusive ressaltar o momento em que vivemos: se existia alguma dúvida que o varejo digital é uma tendência que veio para ficar, o coronavírus apareceu para consolidar a tendência como realidade. Assim, a adaptabilidade das empresas à nova maneira de fazer negócios é um ponto indispensável na hora de pensar como atingir o consumidor 4.0. É preciso atuar de maneira ágil, se adaptando às novas tecnologias, para garantir a sobrevivência da empresa. 

Esse novo consumidor se apresenta mais criterioso, comprando de quem conhece e confia – e não apenas de quem tem o melhor preço. Ou seja: é preciso saber onde esse consumidor está, atingir esses canais e construir um relacionamento sólido, garantindo que sua jornada de compra seja totalmente acompanhada, do início ao fim. Isso é importante pois permite a análise de alguns indicadores que podem identificar alguns gargalos, principalmente quando consideramos um atendimento omnichannel. 

Esse tipo de atendimento, que leva em consideração os diferentes canais de contato do cliente com a marca, deve ser realizado de maneira integrada, passando pelas lojas físicas até o atendimento digital nas diferentes plataformas. Aqui, ressaltamos a importância da automação nesse processo: é ela que vai garantir um fluxo conversacional mais fluido, permitindo um atendimento verdadeiramente centrado no cliente. 

São muitas as vantagens de automatizar seu processo de atendimento. Mas antes de tudo é necessário compreender que essa atuação não pode ser tratada apenas como administrativa. É preciso se envolver verdadeiramente com o cliente, colocando-o em primeiro lugar. Quando isso for prioridade, sua empresa poderá investir em processos automatizados, pois eles vão garantir: 

  • O domínio da audiência e o engajamento do seu cliente 

  • Vendas assertivas 

  • Otimização da jornada de compra

Tudo isso vai promover o encantamento do seu cliente pela sua marca e uma maior aderência a seus serviços. Assim, o investimento na automação só tem a valorizar a marca da sua empresa sem precisar mobilizar uma grande equipe para isso. Afinal, no varejo 4.0 o atendimento deve ser estratégico, não operacional. 

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