Atendimento ao Cliente

Automação no contact center: quem pode se beneficiar?

23 de setembro de 2020

Na hora de comentar sobre as tendências no atendimento ao cliente, a automação no contact center aparece como uma das primeiras da lista. Isso acontece porque esse tipo de serviço visa otimizar os processos e garantir uma experiência mais satisfatória para o cliente. Entretanto, muitas dúvidas ainda aparecem na hora de buscar pela automação: desde dúvidas operacionais até financeiras.  

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar de colegas gestores que não precisa de automação, pois ainda não cresceu o suficiente. Ou mesmo que não pode investir porque não tem o dinheiro necessário. Essas duas alternativas precisam ser analisadas com bastante cuidado, pois não são verdades absolutas. Afinal, a automação no contact center serve para otimizar processos e garantir a fluidez na operação – algo que vai aumentar a satisfação do cliente.  

Conheça as vantagens da automação no contact center para as pequenas e médias empresas: 

  • Redução de gargalos 

Mesmo nas pequenas empresas, a comunicação com o cliente pode dar várias voltas até que o problema seja verdadeiramente resolvido. Com a automação, conseguimos mudar esse cenário através da captura de informações básicas e da geração de um banco de dados online, que pode ser acessado a qualquer momento. Tudo isso sem precisar necessariamente de um agente de atendimento na operação. 

  • Facilidade de escalonamento  

Se você busca uma rápida expansão, a automação é importante. Imagine que você iniciou sua empresa na internet e precisa de um atendimento 24/7. Sua equipe é enxuta e já está sobrecarregada com outras demandas, além de que, para o momento da sua empresa, contratar pessoal custa muito caro. Nesse caso, uma solução de chatbot resolveria seu problema e ainda lhe permitiriam ganhar em escala, filtrando os principais leads, e sem deixar de atender ninguém. 

  • Otimização de custos 

Na hora de fazer alguma mudança na sua operação, o custo-benefício precisa ser levado em consideração. Não podemos garantir que automatizar todo o seu contact center será um bom negócio: mas garantimos que, se você tem um gargalo operacional em atividades repetitivas e de alto volume, com certeza a automação será uma opção interessante. 

Para as grandes empresas, a automação se mostra importante, justamente pela grande quantidade de atividades semelhantes a serem realizadas em um curto período de tempo. Mas isso não significa que as pequenas e médias empresas não podem se beneficiar deste serviço. Independentemente da área em que você atua, saiba que a automação pode elevar o nível de satisfação do seu cliente e ainda promover benefícios financeiros para sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco, conheça outras situações semelhantes à sua e decida pelo melhor serviço. 

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