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A automação na área da saúde e o coronavírus

1 de abril de 2020

A automação na área de saúde está passando por um momento propício para seu desenvolvimento. Em tempos de coronavírus, quanto mais rápido as pessoas conseguirem informações, melhor. O teleatendimento médico, antes muito questionado, começa a caminhar a passos rápidos para uma realidade comum – mesmo após a pandemia. Nesse sentido, podemos ver que a tecnologia está facilitando esses processos.  

Assim como o atendimento médico à distância, outro serviço que deve crescer bastante nos próximos meses é o autoatendimento. Sim, é possível falar em automação na área de saúde. Por exemplo: um paciente, no meio dessa pandemia, está com sintomas de gripe e gostaria de saber se precisa ir até um hospital ou não. Os canais de teleatendimento médico já se encontram sobrecarregados, sem conseguir atender a todas as demandas. Nesse momento, a automação entra no jogo. 

A otimização da triagem é um ótimo exemplo de como a automação na área de saúde pode ajudar. Esse serviço organiza, sem a necessidade de um atendente humano, qual o grau de urgência do paciente e pode, logo no primeiro contato, dar informações básicas que seriam passadas por um médico. Claro que isso não substitui uma consulta, mas já colabora na seleção dos casos prioritários.  

Além desse benefício para o momento de pandemia, a automação na área da saúde também pode ajudar de diversas outras formas, principalmente no pós-crise, sendo utilizada como ferramenta essencial para otimizar os processos: 

  • Redução no tempo de atendimento 

Quando um paciente entra em contato com o hospital ou a clínica, a depender do horário ou do fluxo de chamadas, a espera para ser atendido é grande. Com a automação, essa correspondência é quase instantânea – pelo menos no primeiro momento. Dessa forma, você garante uma experiência mais humana, pois demonstra preocupação com a urgência do paciente.  

  • Marcação facilitada de consultas 

Com os chatbots, por exemplo, sua clínica ou hospital garante o pré-agendamento de consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso assegura maior comodidade para o atendimento, permitindo que o paciente agende suas consultas no horário que lhe cabe, sabendo que haverá um retorno de um atendente humano assim que possível. 

  • Acompanhamento da experiência do paciente 

Através da automação é possível acompanhar toda a experiência do paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta ou tratamento. Dessa forma é possível encontrar indicadores e medir como está o atendimento durante todo o processo. Tudo isso feito de maneira autônoma, sem a necessidade de interferência humana. Basta traçar o percurso feito pelo paciente e pontuar os momentos onde a automação deve ser efetiva no recolhimento de informações. 

Seja para agora, neste momento de pandemia, ou para o pós-crise, a automação se mostra como uma alternativa viável que garante a satisfação dos pacientes e a otimização dos seus processos. Para saber como implementar esse serviço, entre em contato conosco e saiba como podemos facilitar o seu atendimento. 

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