A experiência do consumidor no atendimento ao cliente é um ponto importante de ser levado em consideração, independentemente se sua empresa é um banco ou uma clínica médica. Afinal, quando falamos em clientes, falamos em pessoas, e todos queremos ser bem atendidos. Com isso em mente, precisamos colocar na cabeça que o nosso atendimento é a porta de entrada para nossos serviços. Ou seja, é o ponto de contato decisivo para que o consumidor decida ou não fechar negócio conosco.
Muitas empresas garantem que o consumidor está satisfeito com o atendimento realizado. Mas será que essa declaração é verdadeira? Será que as perguntas certas estão sendo feitas durante a sua pesquisa de satisfação? Será que você está ouvindo verdadeiramente o seu cliente? Esses questionamentos são importantes de serem feitos, pois é preciso dar voz a quem recebe os seus serviços. Só assim será possível melhorá-los.
Dito isto, aqui trazemos alguns pontos que destacam o motivo da nossa preocupação com a experiência de atendimento dos seus clientes:
- Cliente satisfeito custa barato
Não existe nada mais custoso e desgastante do que um cliente insatisfeito. Afinal, muito provavelmente ele será responsável por criar todo o tipo de problema para sua empresa – seja operacional ou de marca – ao fazer propagandas negativas.
- Cliente satisfeito sempre volta
Quem está satisfeito com um serviço tende a ser mais fiel à determinada empresa. Isso evita uma alta taxa de churn, garantindo uma rentabilidade mais segura para seu negócio.
- Cliente satisfeito atrai outros clientes
Diferentemente da propaganda negativa realizada por quem não gosta do seu atendimento – que é a porta de entrada da sua empresa – os clientes satisfeitos fazem propaganda gratuita das suas soluções.
Mas, afinal de contas, como podemos valorizar a experiência do consumidor no atendimento ao cliente?
Além de ouvir as demandas dos seus clientes, algumas ações podem ser tomadas para que o seu atendimento supere as expectativas, independentemente da área de atuação do seu negócio. Aqui, citamos algumas:
- Valorize da integração de canais
Ao integrar os canais de contato, você possibilita uma experiência mais fluida na comunicação, sem perda de dados e com toda a segurança necessária para a migração de plataformas. Assim, você garante maior comodidade para o cliente que entrar em contato com sua empresa.
- Use a automação
Ao automatizar alguns trechos da jornada do consumidor, você possibilita que demandas mais simples sejam resolvidas por um chatbot, por exemplo. Isso agiliza o atendimento e deixa o seu cliente menos estressado por não precisar esperar tanto.
- Invista em uma ferramenta completa
É importante que você pesquise bastante a ferramenta certa para seu negócio. Antes de tudo, avalie junto a empresa quais são os principais gargalos da sua operação e garanta que a ferramenta sugerida será personalizada para suas necessidades.
Para isso, entre em contato conosco, conheça nossas soluções e atraia ainda mais clientes para sua empresa.