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Mais empresas investirão em chatbots que em apps tradicionais até 2021

12 de fevereiro de 2020

No início da popularização da internet as empresas que estavam presentes no meio digital, começando por websites e depois chegando à era das redes sociais, eram consideradas inovadoras. Com o passar do tempo, a corrida pela construção dos aplicativos próprios foi deflagrada. Agora, a partir do desenvolvimento da inteligência artificial, vemos a ascensão dos chatbots para todos os tipos de negócio.  

Segundo o Gartner, a previsão é de que até 2021 pelo menos 50% das empresas estejam investindo mais em chatbots do que em apps tradicionais. Mas por que esses “robôs de atendimento” se tornaram tendência? 

Um chatbot, como o nome já sugere, valoriza a experiência conversacional durante um atendimento. Diferentemente de um app tradicional, o chatbot existe para criar um ambiente de trocas, facilitando a pesquisa de algum produto ou serviço ou mesmo auxiliando na tomada de decisão.  

Quando colocamos um chatbot e um app tradicional na mesa, podemos comparar suas vantagens e desvantagens. No caso do app, a experiência do cliente é feita em uma via de mão única: só ele é responsável por conseguir aquilo que deseja, posto que é preciso buscar ativamente por alguma orientação, produto ou serviço. No caso do chatbot, a busca é compartilhada, reduzindo os esforços do cliente e garantindo maior satisfação. 

Visão Nacional

É importante destacar que, no Brasil, um usuário tem em média 85 aplicativos instalados, mas utiliza apenas 12 diariamente (estudo realizado pela App Annie, 2018). Esses dados demonstram que o comportamento do consumidor digital mudou: os usuários já não utilizam um app diferente para cada atividade que desejam realizar. Assim, é mais inteligente buscar maneiras de se inserir dentro dos 12 mais utilizados do que buscar maneiras de chamar atenção com mais um app. 

A partir desse raciocínio, podemos expor o principal benefício do chatbot: estar presente dentro dos principais canais usados pelos usuários: Whatsapp, Facebook, Twitter ou mesmo no site da sua empresa. E as vantagens não param por aí: um estudo da Juniper Research prevê que os chatbots poderão gerar uma economia de US$ 8 bilhões por ano para as empresas até 2022. Além disso, os bots também garantem: 

Experiência personalizada 

Pois conseguem armazenar informações e, por estarem ligados a uma inteligência artificial, podem até predizer as necessidades de cada consumidor. 

Custo mais baixo que contratar mais agentes de atendimento 

Um chatbot garante o atendimento simultâneo de mais de um cliente. Além disso, ele garante a resolução de problemas básicos sem precisar do auxílio humano – consultas, pesquisas rápidas e procedimentos mecânicos (que não precisam de raciocínio cognitivo) podem ser resolvidos pelo chatbot. 

Interações em tempo real 

Todo chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Independentemente do horário que o cliente contatar a sua empresa, dessa forma, ele será respondido no mesmo momento. 

Para conhecer mais sobre esse serviço e investir corretamente no atendimento da sua empresa, entre em contato conosco e entenda nossas soluções. 

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