Black Friday Atendimento

Como aproveitar a Black Friday para engajar e encantar novos clientes

15 de junho de 2022

No dia 25 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday. O evento, que nasceu nos Estados Unidos, aos poucos foi introduzido também no comércio brasileiro e hoje é um dos principais picos de consumo no ano – ao lado de datas como Natal e Dia das Mães.

Em 2021 o faturamento do período foi de cerca de R$ 5,4 bilhões e esse número vem crescendo ano após ano, o que faz com que a expectativa para a edição deste ano seja enorme.

Neste artigo, listamos algumas dicas e oportunidades para você ficar de olho nesse período e transformar a qualidade do seu atendimento em um diferencial para aumentar as vendas.

1. Estabeleça múltiplos canais de comunicação

Não deixe seus clientes com dúvidas. Além de produzir materiais claros em seu site de e-commerce ou no ponto de venda, é fundamental que o consumidor saiba que, a qualquer momento, pode entrar em contato com um especialista para tirar suas dúvidas. Isso requer treinamento por parte dos empresários.

Os colaboradores que lidam diretamente com o público devem estar aptos a responder as dúvidas que chegarem. Aqui entra outro ponto importante: por onde essas dúvidas vão chegar? Canais de comunicação como WhatsApp, chats próprios ou telefone devem ser ágeis, integrados e proporcionar respostas rápidas.

2. Mostre que a sua empresa vai além

Durante a Black Friday, muitas empresas entram na briga pela atenção do consumidor com ofertas irresistíveis, mas depois que concluem a venda esquecem do relacionamento. Você não deve ser apenas “mais um” vendendo para os clientes: tente fidelizá-los apresentando os seus diferenciais.

Um pós-venda de qualidade inclui pesquisas de satisfação, cupons de desconto, ofertas exclusivas e tudo mais que possa fazer o consumidor se sentir especial por ter comprado junto à sua empresa. Pense na primeira venda como o início de um relacionamento, e não como o fim de uma jornada.

3. Qualidade no atendimento é um diferencial

É comum vermos consumidores dispostos a pagar até um pouco mais caro em um determinado produto se em troca eles tiverem um atendimento de qualidade. O cliente não quer se incomodar: informações claras, prazos cumpridos e cordialidade no contato com os colaboradores são imprescindíveis.

Estes são aspectos nos quais a sua empresa não pode errar. Por isso, novamente, o conselho é: esteja preparado. Treine seus colaboradores para que o serviço de atendimento ao cliente seja feito de forma ágil e eficiente. Eventuais problemas devem ser resolvidos sem muitos contratempos, uma vez que isso conta pontos na fidelização do cliente.

4. Conheça bem o seu público-alvo

vários bonequinhos de clientes espalhados em um alvo

Durante a Black Friday muitas empresas “tentam a sorte” buscando consumidores que não são, necessariamente, o perfil de cliente para um produto ou serviço. A estratégia de ir ao mercado sem muito direcionamento, buscando mais a quantidade do que a qualidade do lead, pode resultar em grandes problemas.

Sendo assim, parta do princípio de que a sua base de consumidores será composta por aqueles que têm perfil para comprar seus produtos. Foque na qualidade e não na quantidade. Esse tipo de estratégia, além de resultar em menores custos de marketing, também aumenta as taxas de conversão, garantindo que você possa direcionar melhor os esforços da sua equipe.

5. Faça pesquisas de satisfação – e aplique os resultados

Entender o que o seu cliente gostou e o que pode ser melhorado em uma transação é fundamental para que você mantenha um crescimento contínuo. Melhor do que supor o que deu certo ou não, o caminho ideal é conversar com seus clientes por meio de pesquisas de satisfação.

A partir desses relatos é que você tem a noção exata de onde estão os maiores problemas, para que possa resolvê-los, e de quais são os seus pontos fortes perante a concorrência. Uma empresa sólida é aquela que constrói a sua reputação sem se curvar diante de adversidades. Se houver algo passível de ser resolvido, entenda o problema e busque soluções para que ele não se repita.

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A experiência do consumidor sempre deve estar no centro de qualquer ação e o período da Black Friday é uma ótima oportunidade para se destacar nesse sentido. Precisa de ajuda para soluções de customer experience sob medida para o seu negócio? Consulte os especialistas da InvenIT.

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