Customer Experience

Experiência do cliente na área da saúde: saiba mais!

14 de setembro de 2022

Devido a competitividade e complexidade no setor de saúde, é fundamental investir nos detalhes para garantir uma melhor experiência ao cliente.

No entanto, para que isso se torne uma realidade, é imprescindível que a sua empresa acompanhe tendências, conheça as exigências de seus parceiros e, principalmente, invista em ações e estratégias que proporcionem essas experiências.

E para ajudar nesse processo, preparamos um post exclusivo com dicas sobre o tema. Vamos conferir?

Qual a importância de melhorar a experiência do paciente?

É de conhecimento geral que hoje uma boa experiência de compra vale mais do que outros fatores convencionais, como preços, prazos e condições de pagamento, por exemplo. E ainda que essa ideia seja amplamente atrelada a setores como o varejo e o financeiro, é nítido observar que, cada vez mais, o mercado da saúde agrega novas técnicas e estratégias de CX (Customer Experience).

Dessa forma, os aspectos da Experiência do Cliente na área da saúde estão diretamente ligados à jornada de atendimento ou de tratamento entre pacientes e profissionais ou prestadores de serviço deste mercado.

Portanto, para que tudo isso faça sentido na prática, separamos uma pequena lista com exemplos do que a sua empresa pode investir como ação para melhorar a experiência do cliente no setor da saúde. Confira!

Atendimento personalizado

Seguindo a mesma tendência de outros setores da economia, a área de saúde também precisa investir em modelos de atendimento personalizados, mesmo porque atender o paciente requer agilidade.

E isso pode se equilibrar tanto na humanização de sua comunicação, como na otimização de seus recursos digitais.

Em outras palavras, um atendimento personalizado pode ser aplicado tanto a partir de uma equipe dedicada e real, como a partir de canais virtuais inteligentes, devidamente planejados e direcionados a atender as necessidades do paciente.

Telemedicina

Uma das tendências que mais cresceu nos últimos anos e que tem ligação direta com a experiência do cliente no setor da saúde é a telemedicina.

Afinal, em tempos de conectividade e de infinitos recursos digitais à nossa disposição, é mais do que óbvio que os atendimentos médicos passem por essa transformação.

E, sem dúvidas, isso gera inúmeras vantagens ao consumidor, desde fatores econômicos, como redução de custos e tempo para suas consultas, até aspectos pessoais e sociais, como maior segurança, praticidade e conforto na aquisição dos serviços.

Digitalização dos agendamentos

Um grande diferencial que a sua empresa pode apostar como estratégia é a digitalização de processos, em especial em relação aos agendamentos.

Hoje, essa transformação é totalmente viável a partir de softwares específicos, de aplicativos ou de simples configurações e adaptações às ferramentas de comunicação, como o WhatsApp ou e-mails.

Na prática, isso também gera boas experiências ao consumidor, agregando benefícios como comodidade, flexibilidade, rapidez e transparência em seus agendamentos.

Jornada do paciente

Analisar todas as etapas da jornada de um paciente é outro fator imprescindível para a experiência do cliente na área da saúde.

Afinal, como bem sabemos, os serviços e a infraestrutura oferecidas pelos prestadores e instituições desse mercado são cada vez mais semelhantes, o que suscita a necessidade de se diferenciar nos detalhes e no atendimento.

paciente sendo bem atendida e com uma boa comunicação entre ela e os médicos

Logo, acompanhar e entender cada “passo” dado por seu paciente na jornada de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda, é fator fundamental para elaborar estratégias mais direcionadas e promover uma abordagem personalizada e que atenda, de fato, as reais necessidades de seu consumidor.

Comunicação omnichannel

Além da necessidade de personalização do atendimento e da disposição de diferentes recursos (como agendamentos digitais), é essencial que a sua clínica, consultório ou hospital invista em ferramentas de comunicação omnichannel.

Em outras palavras, seu estabelecimento precisa oferecer as mais variadas formas de contato com o público, de acordo com suas preferências e necessidades. E principalmente que, na prática, tudo isso funcione de forma integrada.

Ou seja, no quesito comunicação, o seu negócio poderá ampliar os canais de contato com o cliente e, ao mesmo tempo, conseguir gerir tudo isso de forma centralizada e organizada.

Em resumo, essas são algumas dicas úteis sobre como e por que investir na melhor experiência do cliente no setor da saúde e as vantagens agregadas por essas estratégias na prática, permitindo maior integração com seu público e resultados que podem, inclusive, influenciar no sucesso e na saúde financeira de seu negócio.

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